segunda-feira, 8 de julho de 2013

POLLYANNA - Capítulo XXX - Jimmy assume o controle


– É Jimmy Bean. Ele quer ver a senhora – anunciou Nancy da porta.
– A mim? – perguntou Miss Polly, surpreendida. – Tens certeza de que não é Miss Pollyanna que ele quer ver? Se quiser, ele pode vê-la durante alguns minutos.
– Já disse, mas ele insiste em falar com a senhora.
– Muito bem, estou descendo. E Miss Polly levantou-se da sua cadeira com um ar enfadonho.
Na sala encontrou o menino muito corado que começou a falar imediatamente.
– Minha senhora, eu sei que é horrível o que estou fazendo e que estou falando, mas eu não posso deixar de fazer isso. É por causa da Pollyanna. E por causa dela eu era capaz de andar sobre um braseiro, ou de enfrentá-la ou qualquer outra pessoa. E eu acho que a senhora faria o mesmo se pensasse que há alguma possibilidade dela voltar a andar. E é por isso que eu vim aqui para falar consigo, pois se é só uma questão de orgulho que impede Pollyanna de voltar a andar, eu tenho certeza de que a senhora vai chamar o doutor Chilton aqui, se compreender que...
– Quê? – interrompeu Miss Polly olhando-o com cara de poucos amigos.
– Eu não queria que se zangasse. Foi por isso que eu comecei dizendo que ela podia voltar a caminhar. Pensei que a senhora me escutaria por causa disso.
– Jimmy, está falando sobre o que?
– O que estou tentando dizer é que Pollyanna pode voltar a andar.
– Então me fale tudo. Mas comece do início e me explique tudo. Não se precipite, pois mistura tudo.
Jimmy passou a língua pelos lábios com determinação:
– Bem, para começar, o doutor Chilton foi ver Mr. Pendleton e eles foram conversar na biblioteca. Compreende isso?
– Sim, Jimmy – mal se ouvia a voz de Miss Polly.
– Bem, a janela estava aberta e eu estava arrumando um canteiro de flores, quando escutei a conversa.
– Oh! Escutando a conversa dos outros?
– Não era a meu respeito, nem eu quis ouvir. Mas estou contente por ter ouvido. A senhora também vai ficar quando eu lhe explicar. Porque isso pode fazer Pollyanna voltar a andar!
– Jimmy, o que isso quer dizer? – exclamou Miss Polly aproximando-se, já interessada.
– É isso que eu estou dizendo. O doutor Chilton conhece um médico que talvez possa curar Pollyanna e fazer com que ela volte a andar, mas não pode ter certeza sem examiná-la primeiro. Precisa, sabe? E ele disse a Mr. Pendleton que a senhora não o deixa entrar.
Miss Polly ficou muito corada.
– Mas Jimmy, eu não posso! Isto é, eu não sabia!
Miss Polly começou a torcer as mãos nervosamente.
– Pois é, e foi por isso que eu vim até aqui para que a senhora soubesse – afirmou Jimmy ansioso. – Eles disseram que por uma certa razão que eu não entendi bem, a senhora não deixava o doutor Chilton entrar aqui e que tinha dito isso ao doutor Warren. E que o doutor Chilton não podia vir aqui por iniciativa própria, sem a senhora pedir, por causa do seu orgulho profissional. E eles estavam pensando em alguém que poderia explicar tudo para a senhora, mas não sabiam quem. Como eu estava do lado de fora, pensei comigo mesmo: eu vou! E aqui estou! A senhora entendeu?
– Sim. Mas Jimmy, quem é esse médico? O que ele já fez? Eles têm certeza de que ele pode fazer Pollyanna voltar a andar?
– Eu não sei quem ele é. Eles não disseram. É o doutor Chilton que o conhece. Ele já curou outra  pessoa como ela. Mas não era com o médico que eles estavam preocupados. Era com a senhora que eles estavam preocupados, porque não quer que o doutor Chilton apareça aqui. A senhora compreendeu tudo?
Miss Polly balançava a cabeça de um lado para outro. Sua respiração estava um pouco ofegante. Jimmy, com ansiedade, achou que ela iria chorar. Mas não chegou a chorar. Passado um minuto, disse quase gaguejando.
– Sim, eu deixo o doutor Chilton examiná-la. Agora corre para casa, Jimmy! Tenho que falar com o doutor Warren que está lá em cima. Eu ouvi quando ele chegou alguns minutos atrás.
Um pouco depois o doutor Warren ficou surpreendido ao encontrar Miss Polly muito agitada e corada. Ficou ainda mais surpreso ao ouvir a senhora dizer um pouco atrapalhada.
– Doutor Warren, o senhor me pediu tempos atrás para permitir que o doutor Chilton fosse chamado para ver Pollyanna e eu recusei. Entretanto, eu reconsiderei minha decisão. Gostaria muito que o senhor convocasse o doutor Chilton. Será que seria possível, por favor, chamá-lo imediatamente? Muito obrigada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO DÊ SPOILERS!
Encontrou algum erro ortográfico no texto? Comente aqui para que possa arrumar :)
Se quer comentar e não tem uma conta no blogger ou google, escolha a opção nome/url e coloque seu nome. Nem precisa preencher o url.
Comentários anônimos serão ignorados